• A PIONEIRA DO DRAGÃO DO MAR

  • PRÉ-CARNAVAL DA CACHORRA!

  • #VemProSambaBom

  • Patrimônio Cultural de Fortaleza

1
/
3
/

Vereadora Toinha Rocha presta homenagem ao Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra. Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quarta-feira (9), Sessão Solene em homenagem ao Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra. A homenagem foi proposta através do requerimento 3374/2015, de autoria da vereadora Toinha Rocha (PSOL), aprovado, por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pela vereadora Toinha Rocha, representando, no ato, o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho.

A mesa dos trabalhos foi composta por: José de Castro Moreira, o Gildo, presidente e fundador do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra; Débora Araújo, diretora executiva da agremiação; Paulo André de Castro e Silva Ribeiro, mestre de bateria; Mariana Lima Vale, membro da diretoria administrativa e diretora do naipe de tamborins do Bloco.

Em sua saudação aos presentes, a vereadora Toinha Rocha afirmou que ao completar 18 anos, o Bloco tem conquistado o prestígio em Fortaleza, sendo um dos mais requisitados para eventos na Capital. “Vocês são representantes da alegria do povo. É uma imensa satisfação para mim, enquanto vereadora e admiradora da música carnavalesca, e para as pessoas que fazem nosso mandato, subir a essa tribuna para homenagear profissionais que nada ganham para levar a alegria para a população,” pontuou.

“A cidade já teve outros blocos como o Periquito da Madame no Centro, que também arrastava multidões em outra época. Sou grata a vocês por terem alegrando meu aniversário de 50 anos, que para mim foi um marco na minha vida. Sou muito criteriosa em propor homenagens, mas essa foi fácil pois conhecemos vocês não pela propaganda de jornais e revistas, mas de boca a boca, que é a melhor propaganda. Agora estamos nos aproximando o próximo Carnaval, e Fortaleza vai acompanhar a evolução de vocês.”

“Imagino quanto vocês podem contribuir para a juventude. Que pode trocar as drogas pelas baquetas e esse projeto pode ser encampado pelo Poder Público. O trabalho que vocês fazem democratiza o Carnaval” comentou. Segundo ela, o bloco de rua faz parte de uma tradição mais antiga que as escolas de samba, mas ele teve que se reinventar para sobreviver na sociedade urbana atual. “O Bloco das Cachorras surgiu nesse processo, trazendo marchinhas, xotes e maracatus, deixando um legado na cidade de Fortaleza. Quero parabenizar aqui o Gil, que fundou esse grupo”, frisou.

Toinha destacou que desde sua fundação, o Unidos da Cachorra vem colorindo as ruas de Fortaleza com as cores laranja, branco e verde. “Se a cada esquina tivéssemos um bloco como a Unidos a Cachorra, teríamos uma cidade muito mais gostosa. Quero dizer para vocês, que além da defesa dos animais, também vou fazer em nosso mandato a defesa da arte popular. Que vocês ocupem as ruas de Fortaleza com a irreverência e arte de vocês, para que Fortaleza se torne uma cidade da alegria e com isso auxiliem na construção de um mundo humanizado, com boa música para os nossos ouvidos. Parabéns a todos pelos 18 anos do Bloco Unidos da Cachorra”. Em seguida o bloco fez uma apresentação sob a regência do maestro Fernando Bustamante.

A vereadora Toinha Rocha fez a entrega de certificados em homenagem ao Bloco. Receberam a homenagem: Paulo André de Castro e Silva Ribeiro, José de Castro Moreira (Gil), Mariana Lima Vale; e representando o músico Francisco Carlos de Oliveira, o Pantico, recebeu Fernando Bustamante. A vereadora Toinha Rocha disse que vai apresentar um projeto para tornar o Unidos da Cachorra como patrimônio imaterial de Fortaleza.

Em nome de todos os homenageados falou a diretora executiva do bloco, Débora Araújo. “É muito emocionante esta conquista. A Cachorra é tão importante para agente como para a cidade. Sejamos honestos, agente ocupa a rua de um jeito bacana, levando música de qualidade, com alegria, mostrando que é possível conviver pacificamente nos espaços públicos de nossa cidade. Nossa bateria tem se renovando anualmente, hoje temos mais de 200 ritmistas entre novos e antigos. Quando fomos convidados a diretoria não teve dificuldades de indicar os homenageados. Quero agradecer todo o empenho da vereadora e de sua assessoria e todos que vieram aqui para prestigiar o nosso Bloco”, finalizou.

Falou também Paulo André de Castro e Silva Ribeiro, mestre de bateria da agremiação. “Mesmo estando um pouco afastado do bloco, quero agradecer a lembrança. É um orgulho fazer parte dessa família e estar sendo aqui, homenageado. É muito importante citar nomes. O Amauri, para quem não sabe, eu ele e outras pessoas começamos a fazer esse bloco construindo os instrumentos manualmente. Naquela época não tínhamos patrocínio. O Róger, um dos primeiros marcadores; Tony, que cedeu sua oficina para que fizessemos os instrumentos; Carlos Felipe, João Eudes, Jefferson, que iniciaram aqui e foram para ouros blocos. Outras pessoas, como Ribamar, Cláudio Guerra, também muito contribuíram. A Cachorra sempre foi um bloco familiar onde se preza pelo respeito, e pela amizade. Eu conheci minha esposa a Carol no bloco, e muitos outros casais se formaram lá. Quero agradecer a todos por essa lembrança e homenagem”.

Histórico

O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra foi fundado em 1997 por um grupo de amigos admiradores dos sambas de enredo na Rua Marechal Deodoro (antiga Rua da Cachorra Magra), no bairro do Benfica, área central de Fortaleza.

O nome Unidos da Cachorra é uma referência à antiga denominação da rua, onde o bloco realizava anualmente seus cortejos de pré-carnaval. A partir de 2007, o bloco começou a realizar cortejos na Praia de Iracema, sendo o pioneiro no processo de revitalização do tradicional e boêmio bairro de Fortaleza.

No primeiro ano de cortejo, a bateria saiu com pouco mais de vinte componentes e atraiu milhares de foliões. No ano seguinte, a bateria já contava com cerca de 50 ritmistas e a multidão que acompanhava seus cortejos na Praia de Iracema e na Marechal Deodoro crescia a cada sábado de folia. Em 2009, foram mais de 80 ritmistas levando muita alegria e suingue à folia no Dragão do Mar e no Centro.

A partir de 2010, a bateria continuou crescendo e hoje conta com mais de 240 integrantes, se tornando uma tradição não só no Pré-Carnaval de Fortaleza, mas, também, no cenário musical da cidade.

Câmara Municipal de Fortaleza
FONTE: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/camara-presta-homenagem-ao-bloco-carnavalesco-unidos-da-cachorra/

Categories:
  Eventos, Homenagem
this post was shared 0 times
 000